A construção de uma proposta de pesquisa constitui-se no mapeamento, de forma sistemática, daquilo que se pretende investigar, definindo o que e como se pretende verificar determinado conhecimento. Nesse contexto três dimensões são importantes e estão entre si interligadas: técnica, ideológica e científica.
Segundo Demo (1991), a dimensão técnica trata das regras definidas como científicas e se refere à montagem de instrumentos de investigação.
Já a dimensão ideológica está vinculada às escolhas do pesquisador, quando este vai definir a base teórica que irá fundamentar sua proposta, uma vez que a neutralidade na investigação científica é um mito, dizem Maria Cecília de Souza e outros (2002).
Quanto à dimensão científica é produto da articulação das destas dimensões e ultrapassa o senso comum através do método científico, possibilitando que a realidade seja reconstruída enquanto um objeto do conhecimento.
O mapeamento de um projeto evita muitos imprevistos no decorrer da pesquisa e esclarece o investigador quanto aos rumos do estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário